terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Alienação e consumo

O Natal está chegando e na mente de muitas pessoas só existe uma idéia: comprar. Todo o pensamento de caridade e amor ao próximo foi perdido. Mas por que isso acontece? Por que o mundo está tão consumista? Culpa de quem? Da mídia, que estimula o consumo exagerado, ou do povo, que aceita esse estímulo?

A mídia vem cumprindo bem o seu papel de máquina alienante da população. Ela informa de maneira rápida porém incompleta, e ficamos com a sensação de que conhecemos um pouco de tudo e acabamos não querendo saber muito sobre nada. "Para que buscar conhecimentos, me aperfeiçoar como pessoa, se isso não irá me ajudar a comprar roupas caras ou o carro do ano? É melhor aprender apenas o que pode me ajudar a ganhar dinheiro e cuidar da minha aparência, pois é o que me ajudará a conseguir o que quero." É isso que os poderosos querem que pensemos e é isso que a grande parte de nós pensa! Quanto menos criticamente raciocinarmos, melhor para eles! No Brasil, aquele que gosta de estudar e pensar é visto por muitos como um chato, velho, que não aproveita a vida...não é a toa que ainda estamos tão atrasados...


Ter. Esse é o verbo que resume o pensamento da maioria. E para ter é preciso ganhar dinheiro, trabalhar (alguns optam por meios menos dignos...), se deixar explorar sem reclamar. "Não faz mal, eu trabalho duro mas no final de semana vou pra balada relaxar, dançar, beber." Enquanto pensarmos dessa forma, tudo continuará como está: os ricos explorando e enriquecendo cada vez mais; os pobres sendo explorados e ficando cada vez mais pobres; a mídia servindo aos poderosos na manipulação do povo, que é quem sustenta a elite; e o conhecimento permanecerá retido nas mãos de poucos, que o utilizarão para a manutenção dessa estrutura social. O que podemos fazer para mudar essa situação é despertar para a vida, perceber que ela é muito mais que consumir e curtir, e, ao enxergarmos a realidade, tentar mostrá-la para os demais. Não é uma tarefa fácil, mas vale a pena tentar.


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